quarta-feira, 10 de maio de 2017

Entrevista com a Escritora Ceres Marcon

Entrevista com a Escritora Ceres Marcon

Olá queridos leitores.
Como estão, Espero que estejam ótimos.
Hoje é mais um dia de entrevista
O Blog Mini Biblioteca da Pry, entrevistou a Escritora Ceres Marcon, que recentemente lançou seu livro O Ascendente, que tem sido muito elogiado desde seu lançamento.
Então vamos desbravar mais esse universo dos escritores.


Ceres Marcon
Escritora
Uma biografia sempre começa com uma apresentação formal, no entanto, vou dar-me ao luxo de fazer diferente.
“Queria ser muitas coisas e sou uma porção de tudo.” Esta frase me define. Sou esposa e mãe em tempo integral e, neste momento, escritora em todos os momentos disponíveis. Aliás, a tarefa mais difícil que exerci até agora. Já tive várias profissões: professora, decoradora, empresária. No entanto, encontrei-me na escrita.
Sou uma libriana, nascida em 30 de setembro de 1965, na cidade de Antônio Prado, na serra gaúcha, também conhecida como a cidade mais italiana do Brasil.
​Sempre estive envolvida com a cultura, de uma forma geral, em cursos em universidades, participações em seminários e encontros sobre literatura, no estudo da língua inglesa e da música através do piano. Escrever determinava o final do meu dia, porque por longos anos mantive um diário no qual escrevia minhas alegrias, tristezas, conquistas e perdas. Sou formada em Licenciatura Plena em Letras, pela Universidade de Caxias do Sul.
Meu currículo se define por meus atos e pensamentos, porque acredito que pessoas são muito mais do que diplomas.

     Vamos lá.

  1. Quando você descobriu que era Escritora, que queria se dedicar á esse mundo da escrita?
Não sei se existiu um momento específico. Na minha adolescência, mantive um diário, por um longo período. Gostava de escrever poemas, mas sabia que não eram publicáveis pela baixa qualidade deles. Sempre tive mais facilidade em escrever do que falar.
Depois, um pouco mais velha, comecei a escrever um romance. Tinha todo o esqueleto pronto. Busquei informações em sites de autoras estrangeiras para saber como construir a história e fazer com que ficasse interessante, mas dividida entre a maternidade, a universidade e o trabalho, e, também, por não imaginar como faria para publicar, acabei esquecendo o projeto. A última parte, o como publicar, foi o que me desmotivou.
Recentemente, há uns cinco anos, mais ou menos, minha irmã disse que eu deveria escrever algo, e foi assim que eu decidi que era hora de escrever uma história que chegasse ao final e não apenas tivesse um esqueleto, um rascunho. De lá para cá, tenho me dedicado a escrever, ler e estudar sobre técnicas de escrita.

2. Como costuma surgir sua inspiração? Tem horários especiais?
Depende. Para os contos, gosto de me inspirar em imagens e músicas. Às vezes, a ideia chega depois de uma conversa, ou quando escuto alguém comentando sobre determinado assunto. Não tem um horário específico.
Para os romances o processo é diferente. Os mundos já existem. Gosto de pensar o que pode acontecer de diferente neles. O que surpreenderia o leitor. O que me surpreenderia, em primeiro lugar, porque sou leitora e, como tal, se me agradar é possível que agrade a outros, também.

3. Que critérios você usa para criar seus personagens? Em pessoas reais ou fatos?
Uso um pouco de tudo. Características físicas de atores que gosto, pessoas que conheço servem para elaborar a parte psicológica, mas prefiro criar por conta própria.
O que importa, ao final é: está real o suficiente? Se eu tiver uma resposta positiva, então estou fazendo certo.

4. Ouve algum Escritor(a) que lhe inspirou? Qual?
Acho que sou a primeira que vai dizer isso, mas não tenho um escritor em específico. Tenho vários, porque gosto de muitos gêneros. Se eu fizer uma lista, muitos ficarão de fora.

5. Qual seu sentimento referente suas estórias?
Que eu venci uma etapa. Tenho um carinho muito especial pelo meu livro e por todas as pessoas que me ajudaram durante o processo de escrita.

6. Como e quando surgiu O Ascendente?
Surgiu após a leitura dos livros do Eduardo Sphor. Achei que conseguiria criar algo diferente, utilizando a mitologia católica de anjos e demônios. Pensei em várias possibilidades. Como criar algo diferente, um personagem que tivesse um grande desafio, mas que não fosse comum. Então surgiu a ideia do mestiço. Um amigo, meu beta, me ajudou muito na construção do personagem principal.



7. Qual o tempo de criação do O Ascendente? E quais os contratempos?
Demorei um ano para escrever, mas antes disso, trabalhei uns três meses em rascunhos. Os contratempos piores são aqueles dias de desânimo. A gente acredita que está tudo errado, que não vai conseguir resolver os problemas que vão surgindo, mas a pior parte é a publicação.

8. Além de ser  escritor,  exerce outra profissão?
Eu não trabalho fora. Estou em casa o tempo todo. Fica mais tranquilo para mim do que para a grande maioria, sentar e escrever.

9. Você já recebeu critica negativa da sua obra? Como reagiu a tal situação?
Por incrível que pareça, só recebi elogios. Sei que as críticas negativas irão aparecer, mas vou deixar para lidar com elas quando chegarem. E sei que vou precisar respirar fundo, usar a parte racional, verificar se o que estão criticando tem razão de ser e terei que ter humildade para aceitá-las.

10. Além de O Ascendente, quais obras você já escreveu?
Tenho vários contos publicados no Wattpad. Alguns em antologias. No Wattpad, também, tem Não Duvide de Mim, esse foi o primeiro romance que escrevi e nunca me arrisquei a publicar. Ele ainda precisa de muitos ajustes.

11. Qual o sentimento de ter seu livro publicado pela Cafeína Literária?
A Cafeína Literária foi fundamental para que eu publicasse. Então, o sentimento é de gratidão. Encontrei o Douglas e a Cristine que fizeram a leitura crítica, a diagramação, a capa, enfim, todo o processo de editoração. Fui sempre respeitada nas minhas sugestões. Então só tenho a agradecer a eles, pelo apoio e confiança.

12. Qual a mensagem que você deixa para seus leitores?
Primeiro o agradecimento por comprarem o livro, meu grande abraço a vocês, segundo que continuem oferecendo para mim o feedback das leituras, porque é através desse retorno que sei como e onde devo melhorar e terceiro que aguardem o próximo livro, porque Thomas ainda tem uma grande aventura pela frente, com Caim como vilão e sua mãe Stella, o desafiando mais do que nunca. Sem contar os novos aliados que virão em seu auxílio. Muitas surpresas pela frente.

********************************************************************************************************

Olá Ceres, quero agradecer pela atenção, e tempo disponibilizado, que nossa parceria possa durar e trazer muito sucesso para ambas as partes. Que sua obra alcance muito sucesso!!!!

Muito Obrigada mesmo.

********************************************************************************************************

Com certeza amei a entrevista, e quero dizer que espero ansiosa pelo segundo livro...rsrsrs

Então queridos, o que acharam de conhecer um pouco mas sobre a Ceres? Deixem seus comentários, e se já leram O Ascendente, me digam o que acharam, para quem ainda não tem seu exemplar, deixarei abaixo os links de como adquirir😉 Entre em contato com a autora😘


Site    AQUI
Facebook   AQUI
Instagram     AQUI


Fim por fim, feito por mim😊
Até a próxima.
Um bjo e um xero da Pry😘😘😘😘


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário