quarta-feira, 17 de maio de 2017

Entrevista com o Escritor Fábio Mourájh

Entrevista com o Escritor Fábio Mourájh


Olá queridos leitores...

Hoje é dia de conhecer mais um pouco sobre escritores nacionais, aliás, no Brasil os escritores estão ganhando bastante espaço nas livrarias e eventos literários, o que é muito maravilhoso, pois assim estamos incentivando a literatura brasileira. 
Já falei pra vocês que amo minhas quartas, por causa das entrevista😊
Então meu amores, é com imensa satisfação que trago a entrevista que fiz com o escritor Fábio Mourajh.



Fábio Mourájh
Autor de Decrépitos 
Fábio Mourájh é natural da cidade de Fortaleza-CE Brasil. É formado em Comunicação Social em Publicidade e Propaganda. Fábio nasceu em 27 de Junho de 1986. É um fanático por história crítica, antigas civilizações e tem como hobby estudar tudo sobre astronomia.

Frase do autor: "Eu costumo dizer que uma história não é criada pura e simplesmente por uma mente, mas sim encontra naquela mente uma maneira de escapar para o mundo."


Vamos lá.

1. Quando você descobriu que era Escritor, que queria se dedicar á esse mundo da escrita?
R: Sempre gostei de escrever, mas só levei a ideia a sério em 2010. Quando comecei a escrever Decrépitos. É difícil dizer qual o momento exato em que eu quis ser escritor. Eu me lembro de me encantar com uma palestra do Carlos Heitor Cony em 2003 e pensar como escritores pareciam ser pessoas legais, mas não me via como alguém assim naquela época (ainda não me acho uma pessoa legal hoje em dia também kkkk). Em 2008 eu assisti um filme maravilhoso chamado Antes do Sol se Pôr. O personagem principal era um escritor e alguns dos dilemas dele me pareceram tão meus que me lembro de me imaginar como ele naquele momento. Mas só virei escritor quando minha noiva leu meus primeiros escritos e me disse querer saber o que aconteceria com aquele garotinho chamado Loan. Foi ali que realmente senti que poderia fazer isso por toda a vida.

2. Como costuma surgir sua inspiração? Tem horários especiais? (ai meu Deus, será que é quando está dirigindo...rsrsrs)
R: Kkkkkkkkkkkk. Piada interna do grupo de parceiros em? Também enquanto estou dirigindo kkkk, mas minha inspiração não é algo natural. Eu me preparo para me envolver completamente com a história. Demoram alguns dias. Eu começo com uma playlist de músicas, depois releio algumas coisas que já tinha escrito, reviso essas coisas e quando vejo estou escrevendo coisas novas. É um processo bem desgastante porque depois que estou imerso nisso só consigo pensar na história em todo lugar que vou, mas é assim que consigo meus melhores trabalhos.

3. Que critérios você usa para criar seus personagens? Em pessoas reais ou fatos?
R: As duas coisas. Todos os meus personagens são construções, Frakeinstens de pessoas que conheci ou personagens históricos que li sobre. Não necessariamente é uma pessoa específica, mas sempre tem um pouco de alguém neles com certeza.

4. Ouve algum Escritor (a) que lhe inspirou? Qual?
R: Minha grande inspiração é Shakespeare. Ele representa tudo que mais admiro num autor.

5. Qual seu sentimento referente suas estórias?
R: Antes de tudo, minhas obras procuram ensinar algo. Minha intenção é que alguém leia meu livro e saia dessa experiência mais inteligente, sábio e curioso de quando entrou.

6. Como e quando surgiu Decrépitos?
R: Vou contar uma breve história: no dia 23 de julho de 1993, aconteceu um dos piores fatos da nossa história contemporânea, conhecido como a Chacina da Candelária. Crianças que estavam dormindo na rua foram exterminadas por policiais. No dia 12 de junho de 2000, às 14h20m, o ônibus da linha 174 Central–Gávea no Rio de Janeiro foi tomado por um rapaz armado. O fato culminou com a morte desse mesmo rapaz juntamente com sua refém pela polícia. Aquele mesmo sequestrador, sete anos antes havia sobrevivido ao massacre da Candelária, porém a vida é muito mais que um momento. Todos os dias viramos as costas para outros seres humanos. Fingimos nos importar durante alguns dias quando algo chocante acontece, mas logo nos esquecemos. Eu nunca me esqueci daquelas crianças. Eu era uma criança em 1993, era um jovem como o sobrevivente em 2000. Nossas histórias correm paralelas assim como a de milhões de pessoas que vivem em estado miserável e nós viramos as costas acreditando que somos melhores. Meu livro fala sobre isso. Sobre o quanto eu não consigo ignorar o sofrimento alheio e de como eu queria salvar todas essas pessoas. Meu pai foi morador de rua. Em 2010 passava por uma época muito difícil em minha vida e desejava de alguma maneira externar esse sentimento de impotência que tenho quando vejo alguém necessitado. Assim nasceu Decrépitos.



7. Qual o tempo de criação de Decrépitos? E quais os contratempos?
R: Decrépitos é o primeiro livro de uma pentalogia. Como estou escrevendo o segundo agora eu posso dizer que ainda não sei. O primeiro demorou 9 meses para ser escrito, mas levou 6 anos para ser publicado. O segundo sai agora em Dezembro. Os contratempos acho que é o desgaste emocional. Quem me acompanha sabe o quanto estou sofrendo emocionalmente com esse segundo livro, mas é assim. Acho que se é para ter um resultado bom, esse sofrimento vale a pena.

8. Além de ser  escritor,  exerce outra profissão?
R: Vivo exclusivamente da carreira hoje em dia, mas as vezes dou palestras sobre causas de inclusão de pessoas com autismo. E torcedor doente do corinthians. kkkkkk

9. Você já recebeu crítica negativa da sua obra? Como reagiu a tal situação?
R: Ainda não, graças a Deus o livro tem tido uma boa aceitação. Mas quando vier vou encarar numa boa. 

10. Além de Decrépitos, quais obras você já escreveu?
R: Esse ano sairá o segundo livro que se chamará Elevados, mas tem muita coisa escrita anteriormente, só não posso divulgar porque estou em negociação.

11. Qual o sentimento de ter seu livro publicado pela Editora Chiado?
R: Eles acreditaram em mim desde o começo e sempre me trataram com muito respeito, sou muito grato a tudo. Espero que a editora continue dando oportunidade a novos escritores.

12. Qual a mensagem que você deixa para seus leitores?
R: Vocês me fazem uma pessoa muito feliz. Esse livro tem a intenção de tocar as pessoas, mudou a minha vida e eu espero que mude a de vocês também.


*********************************************************************************

Olá Fábio, quero agradecer pela atenção, e tempo disponibilizado, que nossa parceria possa durar e trazer muito sucesso para ambas as partes. Que sua obra alcance muito sucesso!!!!
Muito Obrigada mesmo.

*********************************************************************************

Fábio Mourájh: Obrigado meu anjo. Que dure por muito tempo! Pode contar comigo sempre que quiser.

*********************************************************************************

Então meus amores, o que acharam de conhecer mais um talento brasileiro?
Espero que tenham gostado, e para quem curte uma aventura e quiser adquirir seu Decrépitos, irei deixar os meios de contactar o Fábio😉

Facebook AQUI
Instagram AQUI
Skoob AQUI

É isso queridos, por hoje é só😊

Até a próxima;
Um grande bjo e um xero da Pry 😘😘😘




Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário